quarta-feira, dezembro 31, 2008

2008-12-26 - Passeio BTT Oleiros

Boas pessoal.

Como as festas estão ai e os abusos não faltam, nada como uma bikada no dia a seguir ao Natal.

Desta feita bikamos por Oleiros na presença do Jorge, do João Rui, do Bruno (do Eirigo) e eu claro.

O objectivo era redescobrir alguns trilhos do lado de lá da serra, atrás da fonte da Isna.

Começamos por correr nos trilhos do II Rota do Medronho, e não quando nos deparamos com uma situação que a mim me revolta profundamente. Ao tentarmos passar por uma caminho e um single track fomos impedidos pelos donos. Segundo percebi estes alegam que um passeio anterior, mas de carros e motas, havia feito alguns estragos ali. Ora bem, as bicicletas nada prejudicam e a utilização daqueles trilhos apenas procura mostrar o que de mais belo existe na nossa zona. Lamentavelmente a população assim não o entende e impedem-nos de prosseguir, provavelmente pelo abuso do pessoal dos carros e motas. Só tenho pena que quando precisam de alguma coisa não se esquecem de pedir, mas quando é a terra e o benefício desta a precisar já não é bem assim, e os entraves de alguns prejudicam todos e ainda mais o bom-nome e reputação do concelho e das suas gentes. Mas enfim, lamentos à parte continuámos a nossa voltinha por outros trilhos.

Passado este lamentável episódio lá seguimos o nosso belo passeio subindo até à fonte da Isna. Aqui chegados íamos procurar descobrir qual a melhor maneira de descer até à povoação da Roda, uma vez que estes trilhos ainda estão pouco explorados e poucas vezes ali passamos.

Subindo um pouco pelo alcatrão, viramos para outro caminho de terra batida que iria ao encontro da antiga estrada da Isna e daqui para o tal caminho mal explorado. Até o descobrirmos ainda andámos um pouco perdidos, mas lá o descobrimos.

A partir daqui foi sempre a andar, até à Roda, apenas fazendo uma pausa junto de um pequeno lago onde a sua superfície, devido ao frio, estava completamente gelada. Sim, gelada. Já tinha passado o dia e ainda havia muito gelo. Estas são zonas onde o astro Rei não entra com facilidade e o frio aqui é muito Ainda brincamos um pouco lançando algumas pedras para dentro deste lago, mas estas teimavam em ficar por cima deslizando. O Jorge só reclamava com o frio e com a sua péssima ideia de ter deixado as luvas no carro.

Como já era tarde, o frio apertava e a noite caía lá seguimos caminho até à Roda e em seguida até Oleiros sem não antes nos despedirmos do Bruno que vive naquela zona, e que por ali ficou.

Em Oleiros lá fizemos as despedidas e procuramos marcar o próximo passeio para dia 2. Vamos lá a ver se o S. Pedro nos vai permitir.

Até uma próxima volta, fiquem com as fotos e videos.

Boas Pedaladas e Bons Tralhos.
































































































BOM 2009 PARA TODOS

Sem comentários: